quinta-feira, 3 de novembro de 2016

[Conto] A noite-dia de Kriz'Ur (Glossário)


Esta postagem traz o mapa, o glossário de nomes e lugares, além dos devidos créditos para a história de A noite-dia de Kriz'Ur (:

Leia a história completa nos links abaixo:

______________________________________________________________________



A NOITE-DIA DE KRIZ'UR - GLOSSÁRIO
(do universo de alta magia de Iph'oriam)


Ashardalon, o Magnífico
Ashardalon é regente do Reino Vermelho, no litoral leste no sudeste do continente. É um dragão vermelho extremamente poderoso, que desafiou, sozinho, o Império Prateado dos sete dragões-regentes. Em forma dracônica, possui sete chifres negros, a “coroa de Ashardalon”, símbolo que ele traz em seu brasão: uma coroa negra, em chamas, sobre um fundo vermelho. Além de regente, Ashardalon é cultuado como uma divindade por seu povo, assim como Telëne, e de fato ele parece possuir tanto poder quanto a rainha de Kriz’Ur. Após várias investidas contra o reino nevado, sem sucesso, depois de quase dez anos de guerra, o Rei Vermelho finalmente resolveu marchar com seu exército, para enfim tentar conquistar Kriz’Ur.

Baernak, rio
Do dracônico do sudeste, “leão de Baern”, possivelmente uma corruptela de Baern'aishnak; de Baern (nome próprio) e aishnak (leão). O nome original foi abreviado e modificado  pelo povo das planícies, em sua maioria humanos, não familiarizados com os longos nomes da língua dracônica. Alguns linguistas sugerem ainda que o nome signifique “a caverna dos ratos de Baern”, fazendo referência a uma lenda obscura sobre o herói, sendo a corruptela de Baern’waereak; de Baern (nome próprio), waere (caverna) e ak (rato). Esta versão, porém, possui pouca aceitação. Trata-se de um vale nas montanhas externas da Cordilheira de Galtor, que deu o nome ao rio que nasce nessa região correndo para o leste, sendo o limite natural entre os reinos de Kriz’Ur e o Reino Vermelho.

Callon Anorgail
Do élfico sindarin, Callon significa “herói”, de callon (herói) e Anorgail significa “brilho do sol”, de anor (sol) e gail (brilhante), nome de uma família guerreira de Kriz’Ur. Callon foi o primeiro capitão de Taurelas e seu mentor de armas.

Cornerwyn, floresta de
Do élfico sindarin, “floresta redonda”; de corn (redondo, círculo) e corruptela de eryn (floresta). Floresta encravada na cordilheira Kelebren, tem seu nome por ser limitada pelas montanhas ao redor.

Cotumo Lâmina-de-Ungolth
Do élfico sindarin, Cotumo é corruptela de coth (inimigo). Cotumo é uma elfa sombria dos subterrâneos da floresta de Chifre de Prata, que cresceu na guerra e entrou para as fileiras do Reino Vermelho. É a mais proeminente sacerdotisa de Ungolth e tornou-se general-mor do exército de Ashardalon. Juntamente com Ishkar do Trio Real, liderou o ataque que conquistou de vez as terras de Kriz’Ur.

Elian Fareth
Do élfico sindarin, Elian é corruptela de elia (abençoar), e Fareth é corruptela de faroth (grupo de caçadores), nome de uma casa nobre entre os feéricos de Kriz’Ur. Elian é um dos mais poderosos magos generais de Kriz’Ur, e participou do ritual de Telëne como protetor dos conselheiros e nobres que o acompanhavam.

Eneddôr, campos de
Do élfico sindarin, “região do meio”; de ened (centro, meio) e dôr (terra, região). Trata-se das planícies ao sul do Vale Cinzento, localizado na região central da entrada para o vale.

Espiral, montanha
Montanha da cordilheira Kelebren, escarpada e pontiaguda, coberta de gelo mesmo nas estações mais quentes. Forma um vale escarpado com a montanha Orodûr por onde o vento leste atravessa e sopra sobre o vale, trazendo a umidade do mar.

Faërie
O reino das fadas e feéricos, que existe sobreposto ao plano material, sendo muitas vezes é referido como o reino além-véu. Alguns lugares existem tanto no plano material quanto em Faërie, e a depender da ocasião, novas pontes entre os mundos podem se abrir ou se fechar (muitas vezes a travessia é feita através de magia). Faërie é habitada majoritariamente por feéricos, mas elfos e humanos já foram encontrados além-véu. Foi na floresta secreta de Isilivren, em Faërie, que Telëne iniciou seu reinado.

Goeol-Dûor
Do élfico sindarin, “terrível noite-dia”; de goeol (terrível, temeroso), (noite) e -or (dia). Nome pelo qual ficou conhecida a “noite que virou dia” de Kriz’ur, quando Telëne realizou seu ritual e iluminou a noite do vale como se fosse dia claro.

Helegarnad
Do élfico sindarin, “reino de gelo”; de heleg (gelo) e arnad (reino). Reino do extremo norte do continente, fustigado eternamente por uma nevasca mágica e habitado pelos elementais do gelo e do inverno.

Império Prateado
Império governado por sete dragões de prata, que surgiu da unificação de seus reinos. Seus regentes são Telëne de Isilivren, Tamdrash de Kriz’Ur, Ghenera Olhos-Escuros, Akrae Amiga d’Elfos, Ilkan Valefor, Kenorion e Ulkur Calda-de-Ferro.

Ishkar do Trio Real
Dragão verde experiente, veio do norte há muito tempo e estabeleceu sua morada nas montanhas da Floresta de Chifre de Prata. Quando Ashardalon começou a expandir seu reinado, Ishkar sentiu-se ameaçado e ambos lutaram. Ishkar perdeu para a incrível força do dragão vermelho, já poderoso naquela época, mas ao invés de mata-lo Ashardalon lhe ofereceu a chance de se tornar seu vassalo. Dominado por sonhos de poder e riqueza, Ishkar aceitou e se tornou um de seus mais fiéis guerreiros, formando posteriormente o Trio Real com Ishkar e Kalai.

Isilivren, floresta de
Do élfico sindarin, “a (floresta) brilhante”; de i (artigo definido o, a) e silivren (brilhante). Floresta secreta de Faërie onde Telëne iniciou seu reinado e seu culto.

Kalai do Trio Real
Dragonesa vermelha que se juntou ao Reino Vermelho quando este começou sua expansão, poucos anos antes da guerra. Impetuosa, por vezes tomava decisões por conta própria, mas seu poder garantiu um lugar no Trio Real, junto a Mishann e Ishkar.

Kelebren, cordilheira
O nome é uma corruptela de celebren, élfico sindarin para “prateado, parecido com prata”.  Trata-se da cordilheira leste do vale, que faz fronteira com o mar e possui as montanhas mais altas de Kriz’Ur. Seu nome remete às montanhas nevadas que possuem neve mesmo nas estações quentes do ano.

Kriz’Ur
Reino localizado no Vale Cinzento, vale que liga o sudeste do continente ao nordeste. O reino é parte do Império Prateado, sendo governado em conjunto pelos dragões de prata irmãos, Tëlene e Tamdrash. O reino encontra-se ao norte do Reino Vermelho e recebeu grande parte dos ataques nos primeiros anos da guerra. Após a Goeol-Dûor, a teia de magia no vale foi alterada, e ali o véu para Faërie é mais fino.

Losorod, montanha
Do élfico sindarin, “montanha nevada”; de los (neve) e orod (montanha). A mais alta montanha do norte da cordilheira Kelebren.

Mishann do Trio Real
Mishann é uma dragonesa vermelha e sacerdotisa suprema de Ashardalon. Devota fervorosa do Rei Vermelho, por quem nutre uma paixão declarada, ergueu para ele muitos templos e contribuiu muito para espalhar sua fé. Tornou-se uma de suas generais, comandando os magos do exército, vindo a fazer parte do Trio Real – os conselheiros e guerreiros mais fortes do reino.

Morithil Dûiâ
Do élfico sindarin, “lua negra do abismo da noite”; de mor (negro), ithil (lua), (noite) e (abismo, vazio). Entidade sombria que forneceu os segredos do ritual que Telëne deveria realizar para ascender à total divindade.

Ofdixen Aujirith
Do dracônico do sudeste, Ofdixen significa “fogo sagrado”; de ofdio (sagrado) e ixen (fogo), e Aujirith significa “senhor de bronze”; de aujir (bronze) e ith (senhor), nome de uma casa nobre entre os dragões. Ofdixen é um dragão de bronze e um dos mais fortes generais de Kriz’Ur, além de devoto fervoroso da rainha Telëne.

Orodûr, montanha
Do élfico sindarin, “montanha larga”; de orod (montanha) e ûr (largo). Montanha da cordilheira Kelebren, forma um vale escarpado com a montanha Espiral por onde o vento leste atravessa e sopra sobre o vale, trazendo a umidade do mar.

Rinovarzith'anhew, castelo de
Do dracônico do sudeste, “joia de semprigelo”, de rinovarzith (semprigelo) e anhew (joia), sendo rinovarzith vindo de rinov (sempre) e xarzith (gelo). É o castelo de Telëne, esculpido em semprigelo e mármore branco, situado na cordilheira Kelebren. Foi em seu salão mais profundo onde foi realizado o ritual de Telëne.

semprigelo
Gema semi-mágica encontrada em Kriz’Ur. Tem a aparência de um cristal translúcido e é frio ao toque, sendo resistente o suficiente para ser esculpido em adereços ou mesmo construções.

suspiros de vida
A alma, após a morte, tem força para retornar do além-mundo apenas três vezes com auxílio mágico. A travessia desgasta a energia da alma, de modo que só possível fazer o caminho três vezes. Aqueles que já fizeram todas as travessias permitidas dizem estar em seu último suspiro, e se seu corpo morrer mais uma vez, não poderão ser trazidos de volta. 

Tamdrash de Kriz’Ur
Dragão de prata, é dos sete dragões-regentes do Império Prateado, tendo por irmã mais velha Telëne, a mais poderosa dentre eles. Mesclou o pequeno reino que governava no plano material ao reino de Telëne, e juntos expandiram o novo reino por todo o Vale Cinzento.

Taurelas Andramm
Do élfico sindarin, Taurelas significa “folha da floresta”; de taure (floresta) e las (folha), e Andramm é corruptela de andram (muralha longa), nome de uma família feérica de guerreiros do Vale Cinzento. General do exército de Kriz’Ur, foi promovida a heroína de guerra após o resgate dos regentes.

Telëne de Isilivren
Dragonesa de prata, é a mais poderosa dentre os sete regentes do Império Prateado, possuindo os poderes equivalentes de uma semideusa. Seu reinado começou em Faërie, na floresta secreta de Isilivren, tendo se expandido para o mundo material conforme ganhava notoriedade e nascia o culto ao seu poder. Posteriormente, mesclou seu reino à Kriz’Ur, o reino de seu irmão mais novo, tendo governado juntos até a unificação no Império.

telëneternesj
(plural telëneternesji) Na língua dracônica do sudeste do continente, significa pedra-de-Telëne. São cristais translúcidos, semelhantes a uma gema de semprigelo, frios ao toque, com uma pequena aura de magia. São comuns em todo o Vale Cinzento, tendo surgido após o ritual fracassado onde a semideusa tentou ascender à total divindade. Existem em variados tamanhos, algumas sendo pedras comuns, enquanto outras guardam um grande poder mágico.

Thurkear'kethend, castelo de
Do dracônico do sudeste, “gema da noite”, de thurkear (noite) e kethend (gema). É o castelo de Tamdrash, esculpido em semprigelo e mármore negro, situado na cordilheira Kelebren próximo ao castelo de Telëne. Foi inclinado pelo poder do ritual, e Tamdrash o manteve assim.

Tumnim, vale de
Do élfico sindarin, “vale branco”; de tum (vale sob ou entre colinas) e nim (branco). A região do vale ganhou seu nome da neve que cobre a região durante o inverno.

último suspiro
Ver suspiros de vida.

Ungolth
Deusa aranha-demônio, patrona dos elfos sombrios e dos assassinos.

.
______________________________________________________
Nota do autor
As traduções do élfico só foram possíveis graças ao projeto Parf Edhellen, um dicionário online para diversas das línguas de Tolkien. Considere doar e ajudar o projeto. Ele pode ser encontrado no website:  https://www.elfdict.com/

As traduções do dracônico só foram possíveis graças ao projeto Draconic Twilight Realm, um dicionário online colaborativo para dracônico. O projeto pode ser encontrado no website: http://draconic.twilightrealm.com/

Agradecimentos especiais a ambas as equipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário